Dor forte na coluna? Pode ser hérnia de disco...

A hérnia de disco ocorre quando o disco da coluna vertebral se desloca da sua posição normal. A maioria dos casos acontece principalmente entre os 40 e 50 anos de vida e, em média, 2 a 3% da população é afetada, sendo que acima dos 35 anos, pessoas do sexo masculino costumam ser mais acometidas.
O disco intervertebral tem a função de estabilizar a coluna vertebral, amortecer impactos e ampliar a angulação dos movimentos. Ele amortece o peso na coluna vertebral, auxilia na sua mobilidade e apresenta um núcleo gelatinoso, nutrido por água e sais minerais. Quando o organismo não consegue manter a hidratação nessa área, os discos se tornam sujeitos a rachaduras e, consequentemente, há perda do seu conteúdo interno. Esse processo de desgaste pode ser secundário a alterações posturais, tanto pela má postura viciosa, seja em movimento ou em repouso, quanto pelo próprio processo de envelhecimento do indivíduo. Entretanto, traumas cervicais, torácicos ou lombares por acidentes de trabalho, domésticos ou de trânsito também podem ser causas da hérnia de disco, sendo a coluna lombar a mais frequentemente afetada.

Os principais sintomas e sinais da hérnia de disco são: dor, parestesias (descritas, muitas vezes, como formigamento, dormência e queimação) e irradiações para ombro, braços, bacia (pelve), pernas e pés. As consequências são variadas, desde prejuízos na capacidade funcional com comprometimento das atividades de vida diária e prática, exemplificando: escovar os dentes, arrumar a casa e até disfunções sexuais. Alterações de humor, como irritabilidade, também podem ser evidenciadas. A hérnia de disco tem seu diagnóstico dado pela história clínica e pelo exame de imagem e testes físicos específicos. Caso os sintomas e sinais descritos anteriormente coincidam com o que se sente e se evidencia, é hora de procurar um profissional especializado.

A Franquia Doutor Hérnia, tem como objetivo tratar a causa do problema. Através de uma avaliação detalhada, conseguimos chegar a um diagnóstico cinesiofuncional preciso do problema. Uma junta de profissionais analisará o caso para saber qual o melhor tratamento dentre os protocolos utilizados pela franquia.

A Franquia Doutor Hérnia é especializada em prevenção e tratamento de hérnia de disco sem cirurgia!

Fonte: http://www.isaudebahia.com.br/