
Cerca de 80% das pessoas têm ou terão dor nas costas sem nenhuma causa específica em algum momento da vida.
Mas, não se preocupe, é possível evitar e aliviar esse incômodo com atividade física regular. Em um estudo realizado em Israel, com um grupo que sofre com lombalgia, verificou que tanto exercícios específicos quanto uma simples caminhada são capazes de amenizar o incômodo.
Por outro lado, pacientes que não fazem nenhum tipo de atividade física e não tem nenhum problema nas costas podem apresentar dores justamente por causa do sedentarismo.
Existem dores causadas por erros de postura ou cargas excessivas ou prolongadas sobre a coluna. Geralmente, isso acontece em ambientes de trabalho onde as pessoas suportam por um longo período o peso de suas próprias cabeças em posição de flexão e extensão, como por exemplo, costureiras, mecânicos, manicures e pintores. Essas profissões acabam provocando fadiga muscular, espasmos prolongados e atrofias dos músculos por dor e circulação insuficiente.
Para essas pessoas e também para quem quer evitar dores, a dica é prestar atenção na postura e não jogar o corpo para trás. Para trabalhar a cervical, é preciso colocar uma mão em um ombro e alongar o pescoço para o lado contrário, como se estivesse falando ao telefone.
PREVENÇÃO DESDE CEDO
Existem muitos exercícios ajudam a reforçar e proteger a coluna. No caso das crianças, atividades simples praticadas já nos primeiros anos de vida ensinam a ter mais resistência e consciência corporal.
Para quem joga futebol, por exemplo, o aquecimento antes das partidas é essencial. É muito importante o desenvolvimento da criança para que ela tenha mobilidade, fortaleça a musculatura para evitar lesões e prepare o corpo para levar uma vida saudável. A natação também é uma opção para os pequenos, já que pode ajudar a melhorar o equilíbrio e a sustentação.
Praticar exercícios físicos é primordial para você prevenir e evitar as dores na coluna. Ao fazer o exercício você sentir qualquer desconforto, procure imediatamente um profissional das nossas unidades.
A prevenção é a melhor forma de evitar sofrimento com dores na coluna ou desenvolver problemas ainda mais sérios. A Franquia Doutor Hérnia, além de oferecer um tratamento especializado para hérnia de disco, dores no nervo ciático e patologias da coluna vertebral, evitando cirurgias da coluna em mais de 95% dos casos, também conta com tratamentos especializados na prevenção das dores na coluna e tratamento para alterações posturais.
Não permita que o problema se agrave, agende uma avaliação em uma das nossas unidades, a prevenção é sempre a melhor solução.
Fonte: http://g1.globo.com e Doutor Hérnia