Doutor Hérnia | Tratamento de Hérnia de Disco
ABF Associação Brasileira de Franchising

A SAÚDE DA SUA COLUNA COMEÇA COM A POSTURA CORRETA

A coluna vertebral é uma estrutura firme, mas flexível, formada  por uma série de ossos articulados denominados de vértebras. Essa estrutura  constitui o eixo central do corpo humano e dá sustentação aos membros e à cabeça,  além de proteger nossa medula espinhal.

A coluna vertebral é vítima constantemente de práticas que  provocam desgaste e as famosas dores na coluna ou nas costas. Essas dores são  muito comuns na população e são responsáveis por uma considerável diminuição da  qualidade de vida do indivíduo, uma vez que atividades rotineiras simples e  profissionais muitas vezes são prejudicadas.

As dores na coluna ocorrem normalmente em consequência de má  postura, sedentarismo, atividades físicas realizadas de maneira incorreta,  pequenos traumas, rotina estafante, falta de alongamento e obesidade. Todas  essas causas poderiam ser evitadas por meio de hábitos de vida saudáveis.

É importante destacar que a má postura, principal causa da maioria das patologias da coluna, como por exemplo a hérnia de disco.

Para evitar as dores na coluna, algumas medidas básicas devem  ser tomadas, principalmente no que diz respeito às nossas atividades diárias.  Veja a seguir algumas dicas para evitar e diminuir as dores de coluna:

→ Ao andar, tome cuidado com a postura. Para adotar uma postura  correta, jogue seu ombro para trás e contraia a barriga;

→ Evite dormir de bruços e, sempre que possível, opte por deitar  de lado com as pernas levemente dobradas. Essa última posição permite um melhor  alinhamento da coluna;

→ Ao levantar-se, também fique atento à postura. O correto é  ficar de lado, colocar as pernas para fora da cama e sentar-se;

→ Compre um colchão confortável e ideal para o seu peso. Cuidado  especial também deve ser dado ao travesseiro, que deve permitir que a coluna  fique alinhada. O travesseiro ideal é aquele que preenche o vão deixado entre a  cabeça e o ombro;

→ Quando se sentar em uma cadeira, certifique-se de colocar os  pés no chão e apoiar-se no encosto;

→ Ao limpar a casa, lembre-se de manter a coluna ereta;

→ Para pegar um objeto no chão, desça até o objeto dobrando os  joelhos;

→ Sempre que levantar peso, lembre-se de manter as costas  estendidas;

→ Ao carregar mochilas, coloque uma alça em cada ombro. Se a  bolsa é do tipo que se carrega de lado, lembre-se de alternar sua posição.  Cuidado especial também deve ser dado ao peso das bolsas e mochilas;

→ Evite saltos muito altos;

→ Realize alongamentos para aliviar as tensões sempre que  permanecer por muito tempo em uma mesma posição e antes e depois de realizar  exercícios.

A prevenção é a melhor forma de evitar sofrimento com dores  na coluna ou desenvolver problemas ainda mais sérios. A  Franquia Doutor Hérnia, além de oferecer um  tratamento especializado para  hérnia de  disco, dores no nervo ciático e patologias da coluna vertebral, evitando  cirurgias da coluna  em mais de 95% dos  casos, também conta com tratamentos  especializados na prevenção das dores na coluna e tratamento para alterações  posturais. 

Não permita que o problema se agrave, agende uma  avaliação  em uma das nossas unidades, a  prevenção é sempre a melhor solução.



Fonte: brasilescola.uol.com.br e Franquia Doutor Hérnia™
!-- Load Facebook SDK for JavaScript -->