0800 006 1500

ABF Associação Brasileira de Franchising
Doutor Hérnia | Tratamento de Hérnia de Disco
central de atendimento
0800 006 1500

COLCHÃO, O VILÃO DA SUA COLUNA

Sabe aquela sensação de cansaço e desânimo ao acordar, ou ainda aquela dor no corpo todo, como se um trator tivesse passado em cima de você? Um dos grandes responsáveis por isso pode ser o seu colchão. Quando ele não está adequado ao seu tamanho, altura ou peso, costuma afundar. Às vezes, parece mais que estamos dormindo numa rede ou numa canoa do que em um colchão…
Até aí tudo bem, desde que a gente não caia ou se afogue. O problema é que dormir errado pode provocar muito mais do que dor nas costas. Um sono não reparador traz prejuízos à nossa qualidade de vida, falta de concentração, problemas de humor e de disposição. E o pior é que nem sempre a pessoa percebe que o colchão está afundando, então, é bom ficar alerta aos sintomas, principalmente ao acordar.
Passamos 30% de nossa vida dormindo – portanto, em cima de um colchão – e que nos mexemos em média 60 vezes à noite, de forma automática e sem perceber. Só que, quando o colchão afunda, despendemos muita energia para fazer esses movimentos. Além disso, não descansamos nossas vértebras, uma vez que elas continuam pressionadas e tensionadas, quando deveriam estar abertas. Daí a sensação de cansaço e a dor.
O colchão pode afundar entre 3 e 5 centímetros, no máximo. “É preciso cuidar com a sua densidade e lembrar que 60% do nosso peso fica sobre a região da lombar quando estamos dormindo. Muita gente tem desvio e dores na coluna e não sabe o porquê. Colchão ruim deforma a coluna.     

QUAL COLCHÃO É O IDEAL PARA VOCÊ?

Se você sofre com dores na coluna e quer saber qual o melhor tipo de colchão para você, saiba que esta é uma dúvida muito comum.
Um colchão de qualidade deve manter o alinhamento da coluna, cedendo na medida exata da curvatura do corpo, dando apoio à coluna, sem forçá-la.
Durante o sono, é importante manter as curvas da coluna.
Se você é mais pesado precisa comprar um colchão mais duro, caso contrário, seu corpo vai afundar no colchão aumentando as curvas da sua coluna, e a durabilidade do colchão vai diminuir.
Quem é mais magro pode optar por um colchão mais macio. Neste caso, um colchão mais duro pode não acomodar as curvas do seu corpo e também ser desconfortável e prejudicial.
Para a maioria das pessoas de peso normal um colchão com densidade média a firme costuma funcionar.

MEU COLCHÃO É O VILÃO?

Para saber se o seu colchão é o vilão fique atento para as seguintes características:
Outros fatores que podem prejudicar a coluna:
APARÊNCIA : O colchão apresenta rasgos e manchas visíveis?
TEMPO DE USO: Foi comprado há mais de cinco anos? Todo colchão tem um tempo de vida útil.
TEM DEFORMIDADES? Apresenta áreas com deformidades?
Observe se o seu colchão possui afundamentos nos locais de maior uso (principalmente nos colchões de espuma).

COMO EVITAR E RESOLVER O PROBLEMA

Hoje em dia, existem muitas opções de colchão para quem sofre com dor na coluna.
Se desde a sua última troca de colchão já se passou muito tempo, você pode se surpreender com a variedade e qualidade de produtos disponíveis no mercado
Nesse caso, é importante não só pesquisar, mas também testar as diversas marcas e modelos.
Para fazer o seu test drive, vista roupas confortáveis e vá até uma loja de colchões de confiança.
Assim que encontrar um modelo que o agrade, peça permissão para o vendedor, tire os sapatos e deite-se na sua posição de dormir relaxando o corpo.
Permaneça deitado por 5 ou 10 minutos.
E então, sente algum tipo de dor?
Caso sim, procure identificar o local na coluna que causa mais incômodo.
Agora mude de posição e permaneça deitado o tempo que julgar necessário.
E então, sente alguma dor nas costas?
Não tenha pressa para esta escolha, pois o colchão vai ser seu companheiro por alguns anos e escolher o modelo correto é uma ótima forma de prevenção.
A prevenção é a melhor forma de evitar o sofrimento com dores na coluna ou desenvolver problemas ainda mais sérios. A  Franquia Doutor Hérnia, além de oferecer um tratamento especializado para  hérnia de disco, dores no nervo ciático e patologias da coluna vertebral, evitando  cirurgias da coluna  em mais de 95% dos  casos, também conta com tratamentos especializados na prevenção das dores e  patologias da coluna e tratamento postural.
Tem alguma dúvida? Não permita que o problema se agrave, agende uma avaliação  em uma das nossas unidades, a prevenção é sempre a melhor solução.


FONTE: www.revistacorpore.com.br e Doutor Hérnia

Últimas do Blog!