0800 006 1500

ABF Associação Brasileira de Franchising
Doutor Hérnia | Tratamento de Hérnia de Disco
central de atendimento
0800 006 1500

COMO IDENTIFICAR E TRATAR A INFLAMAÇÃO DO NERVO CIÁTICO

O nervo ciático é o maior do corpo humano. Formado por várias raízes, ele se inicia no final da coluna vertebral, passando pelos glúteos e pela parte posterior da coxa. Quando chega ao joelho, se divide entre tibial e fibular comum, continuando seu caminho até os pés. Nesse trajeto todo, ele pode causar dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico.
Quando existe compressão ou inflamação desse nervo, surge a dor ciática. Os principais sintomas são incômodo intenso no fundo das costas, no glúteo ou nas pernas – além da dificuldade em andar e manter a coluna ereta. Nesses casos, é importante procurar um especialista para orientações sobre o tratamento adequado.
Muitas vezes, esses sintomas estão associados a alterações na coluna, como hérnia de disco. Por essa razão, quando surgem os primeiros sinais do problema é muito importante consultar um profissional especializado que irá realizar testes específicos, além da análise de exames de imagem e do histórico do paciente para avaliar se algo está comprimindo o nervo, dando origem ao desconforto.

COMO SABER SE É DOR CIÁTICA?

O diagnóstico pode ser feito com base nos sinais e sintomas apresentados. Os testes para confirmar a compressão do nervo ciático deve acontecer no consultório. Se houver dor ou sensação de formigamento, pode indicar compressão ciática. Caso tenha também algum incômodo na outra perna, isso indica um problema maior, como uma hérnia de disco extrusa.
Os exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia, serão úteis para avaliar a coluna, ajudando a identificar o que está comprimindo o nervo. Caso a coluna esteja saudável e sem alterações, a causa pode ser somente muscular ou da fáscia, assim o tratamento é mais simples.

O QUE CAUSA DOR NO NERVO CIÁTICO?

O desconforto pode aparecer se a região estiver sendo comprimida. Isso é comum caso a pessoa seja diagnosticada com hérnia de disco lombar, um aperto do canal onde passa a medula, desalinhamento de uma vértebra ou aumento do tônus e da firmeza do glúteo.
Pessoas que praticam atividade física na academia e trabalham muito o bumbum podem ficar com dor ciática pelo aumento do tônus ou desenvolver uma contratura no glúteo, mais especificamente no músculo piriforme. Cerca de 8% da população mundial sofrem com essa condição porque nelas as fibras do nervo passam por dentro deste músculo. Quando ele está muito tenso ou com contratura, comprime o local, causa o surgimento de dormência, choque ou formigamento.

TRATAMENTO

Na maioria dos casos, o tratamento da inflamação ou compressão do nervo ciático envolve a realização de sessões de fisioterapia com aparelhos que reduzem a dor e a inflamação. Também devem ser realizados exercícios de fortalecimento e técnicas manuais para mobilizar e realinhar a coluna, melhorando a irrigação sanguínea do local, normalizando o tônus dos músculos do glúteo e da perna.
A Franquia Doutor Hérnia oferece um tratamento especializado para hérnia de disco, dores no nervo ciático e patologias da coluna vertebral. Com uma avaliação detalhada, conseguimos chegar a um diagnóstico cinesiofuncional preciso do problema, evitando cirurgias da coluna em mais de 95% dos casos. 

COMO EVITAR QUE A DOR VOLTE?

  • Para prevenir uma nova crise de dor ciática, deve-se:
  • Fazer alongamentos regularmente e escolher aqueles que estiquem os músculos das pernas e da coluna;
  • Evitar o sedentarismo e praticar regularmente atividades como caminhada, pilates ou hidroginástica para fortalecer e alongar os músculos;
  • Tentar manter a postura das costas correta mesmo quando sentado;
  • Estar sempre dentro do peso ideal;
  • Manter o abdômen sempre forte para proteger a coluna.



Fonte: metropoles.com/ Doutor Hérnia

Últimas do Blog!