Doutor Hérnia | Tratamento de Hérnia de Disco
ABF Associação Brasileira de Franchising

DOR NAS COSTAS É A EXPRESSÃO MAIS PROCURADA NO GOOGLE

A expressão "dor nas costas" nunca foi tão  pesquisada como nos últimos meses no Brasil. Desde o dia 26 de fevereiro,  quando o país registrou o primeiro caso de contaminação por covid-19, a busca pelo termo cresceu 76%. O pico foi no dia 26 de abril, de acordo com o Google  Trends, o serviço de análise de tendências do buscador.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE), dor nas costas é o problema de saúde mais comum entre os brasileiros e  atinge mais de 16% da população ativa. No entanto, a alta nas buscas  relacionadas a este mal  pode estar  ligada à pandemia do novo coronavírus. A expressão "covid - dor nas  costas", por exemplo, é o termo relacionado que mais cresceu entre  fevereiro e maio deste ano. 

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de muita  gente, já que o distanciamento social é tido pelos especialistas como a melhor  forma de evitar o contágio em massa e preservar o sistema de saúde. Quem estava  acostumado com o ambiente confortável do escritório, rapidamente teve que  improvisar um lugar para trabalhar em casa. A maioria foi para a mesa de jantar  da sala ou da cozinha, ou adaptou algum outro cômodo para desenvolver suas  atividades profissionais. 

Usar o computador na mesa de jantar, no sofá ou na cama pode  até parecer confortável, mas, ao longo do dia, além de ser prejudicial à saúde,  também pode reduzir a produtividade. Posturas inadequadas diminuem a  concentração e podem causar dores e/ou até lesões no futuro.

Confira 7 cuidados para evitar a dor nas costas 

Ajuste o local de trabalho

Como não é possível mudar a altura da mesa, o ideal é usar  uma cadeira de altura regulável (ou uma almofada para adaptar a altura), com um  bom apoio para os braços e toda a coluna. Deve-se deixar, no mínimo, 20 cm  entre a mesa e o assento da cadeira. Pessoas de baixa estatura precisam, ainda,  providenciar um apoio para os pés. A altura do monitor deve ser ajustada de  forma que a porção superior da tela permaneça na altura da linha visual,  possibilitando uma boa visão sem a necessidade de projetar o pescoço para  frente. A distância da tela deve ser de 40 a 70 cm, já sentado. A iluminação  também é importantíssima, pois com uma luz fraca, a pessoa tende a se inclinar  em relação à tela. 

Atenção à postura

A regra é manter as costas retas, antebraços apoiados sobre  o tampo, coxas em 90 graus em relação ao tronco, joelhos e pés também a 90  graus, assim como o ângulo entre o pescoço e o queixo. Os pés devem ainda ser  bem apoiados no chão e, eventualmente, podem ser estendidos para a frente -  nunca para trás. 

Prepare o corpo

Ao acordar, os músculos não estão preparados para  movimentos, por isso, antes de tudo, respire fundo, se espreguice e realize  alongamento da musculatura do tronco, dos braços e das pernas.  

Dê uma pausa

Ficar muito tempo na mesma posição prejudica não apenas a  coluna, mas também a circulação. Faça cinco minutos de intervalo a cada 40  minutos sentado para driblar a sobrecarga na articulação. Dar uma volta,  alongar-se e até mesmo deitar por um breve momento pode evitar dores e lesões,  reduzindo a pressão nos discos vertebrais e as tensões na coluna. A coluna é um  dos pontos onde mais se sente dor, mas existem outras regiões que também  merecem atenção, como ombros, punhos e panturrilhas. Alongá-las ajuda muito a  prevenir futuras dores. 

Movimente-se

Uma das melhores maneiras de preservar a coluna é ter uma  boa estrutura muscular, ou seja, o equilíbrio de forças dos músculos que  estabilizam a coluna vertebral minimiza a sobrecarga dessa região. Os  exercícios físicos regulares fortalecem a musculatura da coluna e melhoram a  postura e podem ser feitos mais de uma vez por dia. 

Alívio da dor

Para quem já está sentindo dor ou com tensão nos músculos, a  fisioterapeuta indica colocar uma bolsa de água quente enrolada em uma toalha  na região cervical (parte posterior do pescoço) ou na região lombar (parte  inferior da coluna vertebral), por até no máximo 20 minutos. "O calor  auxilia na melhora da circulação local e no relaxamento dos músculos, aliviando  a dor", ensina. Porém, ela adverte que a utilização da bolsa de água  quente é contra indicada para pessoas que apresentem qualquer tipo de alteração  de sensibilidade na região da aplicação.

Procure ajuda

Se a dor lombar for persistente, ela indica deve-se buscar o  atendimento de um profissional especialidade. A dor é sinal de que algo não  está bem e justamente por isso é muito importante ter o parecer de um  especialista.

Sentir dor na coluna não é normal. A dor é um sinal de  que   algo não está bem. A Franquia Doutor   Hérnia oferece um tratamento especializado   para hérnia de  disco, dores no  nervo   ciático e patologias da   coluna   vertebral. Com uma  avaliação detalhada, conseguimos chegar a um   diagnóstico cinesiofuncional   preciso do    problema, evitando  cirurgias da coluna em mais de 95% dos casos.

 

 

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/ /  https://jmonline.com.br/ Doutor Hérnia

     
      
!-- Load Facebook SDK for JavaScript -->