0800 006 1500

ABF Associação Brasileira de Franchising
Doutor Hérnia | Tratamento de Hérnia de Disco
central de atendimento
0800 006 1500

DORES NA COLUNA X MAMAS VOLUMOSAS

Mamas grande e dores na colunaAs dores da coluna estão entre as queixas mais frequentes dos pacientes por ocasião da consulta ortopédica e representam uma das causas comuns de afastamento do trabalho.

Tais dores são por vezes de difícil avaliação, pois existem vários fatores associados e muitas vezes o profissional não encontra a correlação entre a queixa do paciente e os resultados dos exames de imagem, como RX ou Ressonância Magnética.

Uma das causas para dores nas costas pode ser a hipertrofia mamária (mamas volumosas).

A hipertrofia mamária é definida como o aumento anormal das mamas e tem sido associado ao surgimento de vários sintomas relacionados ao sistema músculo esquelético, sendo os mais frequentes as dores na coluna.

Estas  dores podem variar desde um simples desconforto até mesmo a incapacitação funcional, com frequentes indicações do tratamento cirúrgico  para redução do volume das mamas nos casos mais graves.

A origem destes sintomas podem ser as alterações posturais resultantes das mudanças do centro de gravidade, por consequência do aumento das mamas,  que acaba exacerbando as curvaturas fisiológicas da coluna cervical, torácica e lombar, além de manter tensionadas a musculatura da  região cervical e tronco.

A hipertrofia mamária tem sido mais conhecida e divulgada devido as alterações estéticas que acarreta nas mulheres, mas estas alterações também podem determinar sérios problemas de ordem física, comprometendo a saúde e a qualidade de vida destas pacientes.

 As alterações físicas causadas pelo aumento do peso das mamas são devidas a mudança do centro de gravidade das pacientes, levando a uma acentuação das  curvas fisiológicas da coluna vertebral e o aumento da tensão da musculatura dos ombros e região cervical.

Muitas mulheres e seus médicos só vêem como saída para o alívio das dores na coluna a cirurgia de redução das  mamas. Porém, a indicação cirúrgica deve ficar limitada aos casos severos, como a gigantomastia.

Tratamentos conservadores podem vir de encontro ao alívio das dores e melhora da postura das mulheres que são portadoras da hipertrofia das mamas.

Fonte: http://www.suacolunasemdor.com/

      

Últimas do Blog!