Doutor Hérnia | Tratamento de Hérnia de Disco
ABF Associação Brasileira de Franchising

E AGORA, OPERAR OU NÃO OPERAR?


Cirurgia na colunaTemida por muitos e extremamente lucrativa, a cirurgia de artrodese lombar fixa a coluna com parafusos, como se fosses vergalhões de obra, com o objetivo de manter a coluna firme e descomprimir os nervos. Justifica-se o uso desta cirurgia no manejo da dor quando os tratamentos conservadores não dão jeito. E qualidade do tratamento conservador, conta?

Várias pesquisas vem sendo realizadas acompanhando os resultados da artrodese lombar a curto e longo prazo, com o objetivo de verificar os efeitos no alivio da dor, ganho de função e melhora da qualidade de vida.

Eu, particularmente, vi e vejo resultados muito mais desfavoráveis pós cirurgia, levando os pacientes a uma série de consequências permanentes e complexas, especialmente em pacientes que operam por sentir apenas dor. E ganham mais dor ao invés de função.

O estudo de Mannion e seus colegas, publicado no The Spine Journal em 2016, comenda o resultado de outras pesquisas recentes que acompanharam estes pacientes por muitos anos. 

Eles concluíram que fazer a artrodese lombar não é melhor do que os tratamentos não cirúrgicos para melhorar a dor e a incapacidade funcional ao longo dos anos. Portanto, operar apenas aumenta o custo dos serviços de saúde, aumenta a chance de iatrogenia, enche o bolso de muita gente e, no final das contas, de uma forma geral, não adiciona melhores efeitos ao paciente.

Artrodese lombar tem seu lugar, mas não no alivio a dor lombar crônica.

Artrodese lombar = bola murcha!

Artur Padão – Dorterapeuta

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1529943015017738
!-- Load Facebook SDK for JavaScript -->