0800 006 1500

ABF Associação Brasileira de Franchising
Doutor Hérnia | Tratamento de Hérnia de Disco
central de atendimento
0800 006 1500

FISIOTERAPIA É OPÇÃO EFICAZ NO TRATAMENTO DA ESTENOSE LOMBAR

A estenose da coluna lombar é um tipo de dor lombar que  muitas vezes é tratado com cirurgia. Mas de acordo com um estudo publicado recentemente  na revista Annals of Internal Medicine, o tratamento desta patologia com  fisioterapia além de ter excelentes resultados, livra o paciente das possíveis  complicações indesejadas de uma cirurgia.

Estenose significa estreitamento. Estenose espinhal lombar é  quando o espaço dentro da parte mais baixa do canal espinhal se estreita, isso  causa uma pressão na medula espinhal e os nervos que se estendem das vértebras  lombares, os cinco ossos entre a caixa torácica e a pelve que formam a parte  inferior da coluna vertebral.

A estenose espinhal geralmente resulta da degeneração dos  discos, ligamentos ou de qualquer uma das articulações entre as vértebras  interligadas que formam a coluna vertebral (chamadas de facetas). Isso pode  causar um estreitamento doloroso e potencialmente incapacitante do canal  medular.

Os sintomas típicos da estenose espinhal são:

Dor na virilha, nádegas e parte superior da coxa que não se  move para baixo da perna (como a dor da ciática);

Dor em pé ou andando que melhora se você se sentar ou  agachar;

Dor intensa ao alinhar a coluna que se torna menos intensa  ao se inclinas para frente.

Para comparar esses dois tratamentos, os pesquisadores  recrutaram 169 homens e mulheres da região de Pittsburgh com estenose lombar.  Todos concordaram em fazer uma cirurgia e entenderam que metade seria submetida  a cirurgia imediatamente, enquanto metade participaria inicialmente de um  programa de fisioterapia especificamente projetado. 

Os participantes de ambos os grupos obtiveram benefícios já  em 10 semanas após a cirurgia ou o início da fisioterapia. A dor lombar  continuou a diminuir ao longo de quatro meses, enquanto a função física  continuou a melhorar. Dois anos depois, não houve diferença na dor ou na função  física entre os grupos cirurgia e fisioterapia. 

Vinte e dois participantes do grupo cirúrgico (25%)  apresentaram complicações relacionadas à cirurgia, como cirurgia repetida ou  infecção relacionada à cirurgia, enquanto oito dos participantes do grupo de  fisioterapia (10%) relataram piora dos sintomas como complicação.

Pesando as opções de tratamento para dores nas costas

Para a maioria das pessoas com estenose espinhal lombar, não  existem regras rígidas e rápidas para escolher o tratamento certo,  especialmente ao decidir se deve fazer uma cirurgia para lombalgia. Os  resultados deste estudo oferecem algumas orientações.

Inicialmente, o tratamento da estenose espinhal lombar para  aliviar a dor lombar inclui o que os médicos chamam de “medidas conservadoras”.  Isso inclui analgésicos, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. Se os  sintomas não melhorarem, a cirurgia geralmente é o próximo passo. Isso faz  sentido com base nos resultados de estudos anteriores. 

Os resultados do estudo Annals sugerem que pessoas com  estenose espinhal lombar devem primeiro tentar um programa de fisioterapia bem  projetado, diz o Dr. Jeffrey N. Katz, professor de medicina da Harvard Medical  School, em um editorial comentando os resultados do estudo. Se a fisioterapia  não funcionar tão bem quanto o esperado para aliviar a dor lombar, ai sim a  cirurgia é uma opção.

A  Franquia Doutor  Hérnia oferece um tratamento especializado para patologias da coluna vertebral,  hérnia de  disco e dores no nervo  ciático. Com uma avaliação detalhada, conseguimos chegar a um diagnóstico cinesiofuncional  preciso do problema, evitando cirurgias da  coluna em mais de 95% dos casos.



Fonte: https://www.health.harvard.edu/blog/physical-therapy-as-good-as-surgery-and-less-risky-for-one-type-of-lower-back-pain-201504097863/ Doutor Hérnia

Últimas do Blog!