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IMPORTÂNCIA E CUIDADOS DA COLUNA VERTEBRAL

Cuidados com a colunaA coluna  é a parte mais nobre do esqueleto, localizada no tronco, e consiste em  vértebras cervicais, torácicas e lombares. Ela faz a ligação entre a cabeça e  os quatro membros, além de abrigar e proteger a medula, que origina os nervos e  controla nossos movimentos. Portanto, a coluna vertebral serve de apoio para  outras partes do esqueleto.

A dor na  coluna é a segunda maior fonte de reclamação das pessoas. E segundo estimativas  da Organização Mundial da Saúde, 85% da população viverá ao menos um episódio de  dor na coluna ao longo da vida. O problema pode começar devido à má postura ou  até por razões mais graves, como processos degenerativos (artrose, hérnia de  disco, protrusão discal, entre outros). Quando acentuados, todos esses desvios  podem ocasionar efeito estético negativo, dores, além de outras complicações.  Devemos entender a dor na coluna como um sintoma e não como doença. Portanto,  não só ela como os outros desvios citados requerem atenção e tratamento.

Para  manter-se saudável e longe de problemas de postura, existem diversas  recomendações. Entretanto, com a correria do dia-a-dia, muitas vezes ignoramos  o mal que estamos fazendo a nossa própria coluna.

A  degeneração da coluna é resultado de vários fatores conjuntos, como genética;  hábitos cotidianos; atividade física; obesidade; sobrecarga , entre outros.  Para quem está acima do peso, cuidado! A obesidade e o sobrepeso são  prejudiciais, principalmente se houver a formação da famosa “barriga”. “Ela  sobrecarrega a coluna lombar e pode acelerar o processo degenerativo da mesma.

Há  algumas orientações muito importantes para deixar a coluna saudável:

Praticar  exercícios físicos frequentemente (no mínimo 3 vezes por semana);

Fazer  alongamento antes e depois de atividades, pois ele prepara os músculos e relaxa  o corpo. Sem alongar-se, podem surgir lesões, além de ligamentos e músculos  sobrecarregados.

A utilização de pesos somada a  exercícios aeróbicos permite um melhor preparo físico, reduzindo o risco de desenvolver dores nas costas. Porém, se estiver com estas dores e os exercícios  as tornarem piores, os mesmos devem ser suspensos imediatamente;

É  indicada em casos de dores nas costas relacionadas à fraqueza muscular e à  falta de flexibilidade, pois os músculos (que sustentam os ossos) tornam-se mais  resistentes.

Calma ao  praticar exercícios! Eles devem ser realizados lenta e progressivamente.

A  musculação melhora a postura.

A  caminhada reduz em até 90% as dores nas costas.

É sempre  importante lembrar da importância da orientação de um profissional qualificado  para realizar as atividades e ao sentir dores na execução dos exercícios,  deve-se suspender imediatamente para que lesões por sobrecarga não venham a  prejudicar a coluna e outras estruturas do corpo.

 

Fonte: http://www.academiak2.com.br/site/dicas/info/1-importancia-e-cuidados-da-coluna-vertebral

      

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