0800 006 1500

ABF Associação Brasileira de Franchising
Doutor Hérnia | Tratamento de Hérnia de Disco
central de atendimento
0800 006 1500

Má escolha da mochila escolar pode ser prejudicial à coluna

 Má escolha da mochila escolar prejudica crianças

Com o fim da férias escolares e o retorno do ano letivo,  começa  a dúvida dos pais: Qual o peso e  modelo ideal para a mochila escolar?

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS),  o peso da mochila não pode ultrapassar 10% do peso da criança.

Já em relação ao modelo da mochila, o indicado é que ela  tenha as costas almofadadas, duas alças ajustáveis - de maneira a que fique  encostada, o máximo possível, às costas da criança - e deve ser feita de  material leve e resistente.

No caso das crianças que percorrem longas distâncias a pé,  as malas com rodinhas também podem ser uma opção, mas para estes casos, o ideal  é optar por uma mochila com o cabo suficientemente comprido, capaz de evitar a  inclinação do tronco da criança durante o transporte.

O excesso de peso nos ombros provocado pelos objetos que as  crianças transportam na mochila pode prejudicar o desenvolvimento e contribuir  para o desgaste da coluna vertebral, pelo que se recomenda que não ultrapasse  dez por cento do peso da criança. Os alunos devem levar para as aulas apenas o material  necessário para esse dia da semana.

Os objetos mais pesados devem ser colocados no fundo da  mochila. Se esta tiver compartimentos laterais, a distribuição dos objetos deve  ser feita de maneira a que a carga fique equilibrada.

A prevenção de problemas na coluna vertebral passa sobretudo  pelos educadores, pais e professores, que devem estar atentos não só ao  transporte de mochilas mas também à postura adotada durante as aulas e em casa,  à prática de exercício físico e aos sintomas das crianças.

A prevenção é a melhor forma de evitar que a criança possa  sofrer com dores na coluna ou desenvolver problemas ainda mais sérios. A  Franquia Doutor Hérnia, além de oferecer um tratamento especializado para  hérnia de disco, dores no nervo ciático e patologias da coluna vertebral, evitando  cirurgias da coluna  em mais de 95% dos  casos, também conta com tratamentos especializados na prevenção das dores e  patologias da coluna e tratamento postural.

Não permita que o problema se agrave, agende uma avaliação  em uma das nossas unidades, a prevenção é sempre a melhor solução.

Confira algumas dicas para ajudar na escolha da mochila ideal

• Procure uma mochila com alças largas e acolchoadas;

• Opte por mochilas com cintos de quadril e peito, pois estes melhoram o equilíbrio e tiram a tensão dos músculos sensíveis do pescoço e dos ombros;

• Procure mochilas com vários compartimentos para distribuir melhor o peso;

• Considerar uma mochila com rodas, se for andar longas distâncias ou transportar uma carga pesada;

• O maior não é o melhor. Um grande erro é comprar uma mochila que é muito grande e que pode ser um incentivo à sobrecarga.

• Não usar apenas uma alça da mochila. Isso desloca o peso para um lado.

• Não deixar a mochila pendurada mais de quatro centímetros abaixo da cintura. Assim, reduz-se a pressão sobre os ombros e protege a lombar.

• Não deixar a mochila pesar mais de 10% do peso da criança quando estiver cheia. Mochilas mais pesadas fazem com que se curve para frente para suportar o peso, forçando as costas e o pescoço.


     

Últimas do Blog!