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MÃES COM BEBÊS – COMO EVITAR DORES NA COLUNA

A maneira como se carrega o bebê é muito importante não apenas para as mães, que costumam ter dores na coluna, como também para as crianças, que, por estarem em fase de desenvolvimento, podem acabar com algumas lesões ou até mesmo dificultar o desenvolvimento adequado, isso sem contar que pode também influenciar no seu desenvolvimento emocional, porque se os pais não transmitem aconchego e segurança através da forma como carregam seus bebês, eles correm o risco de crescerem inseguros, além de estarem mais propícios a quedas.

Por conta da grande flexibilidade da coluna dos recém-nascidos, movimentos como sacudir ou chacoalhar podem causar sérias lesões e devem ser evitados. Nessa faixa etária dê preferência para carrega-los em carrinhos de bebê e em bebês conforto, mantendo a cabeça sempre apoiada. Sei que na prática isso não funciona muito bem, afinal os bebês,principalmente nessa fase, gostam de ficar no colo, né?! Porém vale dar um atenção especial e deixar os bebês o mais confortável possível, pelo menos na maior parte do dia, para não prejudicar a saúde da criança e nem a sua.

Na hora de carregar os bebê alguns cuidados são necessários. Uma forma de garantir essa proteção é sempre que sustenta-los na posição vertical, ter o cuidado de segurar a cabeça com uma das mãos. Atualmente muitas mães utilizam o sling para carrega-los, o que também é uma ótima alternativa inclusive para as crianças com mais idade. O único cuidado que devemos ter com as crianças menores é manter-se atento ao apoio da cabeça, quando o bebê ficar mais firme, a mãe já pode colocá-lo no colo normalmente ou utilizar o sling mantendo a cabeça livre para que ele possa ter maior visão.

No dia a dia alguns cuidados também devem ser tomados na hora de dar banho, colocar para dormir e até mesmo trocar o bebê. Isso vale tanto para a saúde da criança como das mães.
Na hora do banho, para que o bebê relaxe – e não escorregue –, é indicado o uso de um tapete antiderrapante na banheira. Ela deve estar na altura da barriga da mãe, para que não fique reclinada demais, forçando os ombros. Apoie a cabeça do bebê em um dos braços, deixando os pés e mãos dele livres. Ao virá-lo, segure-o pelo tronco e enxágue com a outra mão.

Tire-o da banheira com a toalha, embrulhe-o junto ao seu corpo, segurando-o pela bacia. Na correria, é comum trocar o bebê em cima da cama, mas isto não é o recomendado, porque a postura da mãe fica errada e pode causar dor nas costas. A melhor opção é usar sempre que possível o trocador.

Na hora de dormir é interessante reduzir os espaços do berço com almofadas quando o bebê tem até 6 meses. Elas vão acalmá-lo, aconchegá-lo e também servirão de apoio para as costas. Nunca se esqueça do travesseiro, assim a cabeça não fica pendente. Evite deixar o bebê de bruço, porque dessa forma, a cabeça e os braços ficam para trás, podendo prejudica-lo.

O alerta também fica para a saúde das mamães. A hora da amamentação pode ser a responsável por causar grandes dores na mãe, por isso, sempre escolha cadeiras com braços e encosto confortáveis. Coloque almofadas na parte inferior das costas e sente ereta. O bebê também deve ficar sobre uma almofada ou travesseiro no colo para aproxima-lo da mãe. Por fim apoie os pés em uma banqueta para elevar a altura dos joelhos.

Na hora de segurar o bebê em pé tente manter a coluna reta, sem projetar o quadril para frente e assim manter a região lombar alinhada. Muitas mães acabam desenvolvendo o hábito de colocar a barriga para frente e criar com ela um “banquinho” para o apoio do bebê e isso está errado. Essa postura favorece o relaxamento da musculatura abdominal, criando a famosa barriguinha que depois não conseguimos tirar e, principalmente, força a coluna lombar, ocasionando dores intensas com o passar dos meses.

Quando colocar o bebê em um assento do carro, primeiramente sente-se no banco do carro, perto da cadeirinha, com o bebê no colo ou dobre o joelho apoiando-o no banco do carro ao invés de tirar o bebê do seu colo enquanto você ainda está de pé do lado de fora.

Por fim, procure iniciar a prática de exercícios leves assim que seu médico liberar, mesmo que em períodos de 15 minutos. Vá aumentando gradativamente o tempo dos exercícios e o esforço físico. Atividades em água como hidroginástica e natação são uma boa opção.

A prevenção é a melhor forma de evitar sofrimento com dores  na coluna ou desenvolver problemas ainda mais sérios. A  Franquia Doutor Hérnia, além de oferecer um  tratamento especializado para  hérnia de  disco, dores no nervo ciático e patologias da coluna vertebral, evitando  cirurgias da coluna  em mais de 95% dos  casos, também conta com tratamentos  especializados na prevenção das dores na coluna e tratamento para alterações  posturais. 

Não permita que o problema se agrave, agende uma  avaliação  em uma das nossas unidades, a  prevenção é sempre a melhor solução.

FONTE: WWW.ASKMI.COM.BR/ DOUTOR HÉRNIA

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