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MUDANÇAS POSTURAIS DURANTE A GRAVIDEZ

A partir do segundo trimestre da gravidez, a barriga da  gestante começa a se tornar mais pesada. Nessa fase, é importante que ela já  comece a cuidar da postura, evitando dores na coluna nos próximos meses. 

O aumento do peso gera um exagero nas curvas naturais da  espinha dorsal. Uma postura adequada pode ajudar a transferir o peso da parte  inferior das costas (coluna lombar) para quadris, pernas e pés. 

A postura incorreta da gestante impede essa transferência de  peso, deixando-o acumulado na coluna lombar, provocando contração na parte de  baixo das costas, pélvis e joelhos. 

Além de um melhor bem-estar à futura mãe, a postura adequada  nos noves meses da gestação também estimula o bebê a ficar na posição correta  para o nascimento. 

Alguns cuidados podem facilitar a prevenção destas dores.

1. Sapatos adequados: conforto é fundamental, porque  favorece a circulação sanguínea, evita câimbras e facilita o bom posicionamento  de todo o corpo. Durante a gravidez, a gestante deve evitar saltos altos e  finos, sapatos com bicos estreitos e apertados. Parada, em pé, é importante  manter os pés paralelos.

2. Relaxar é tudo: na posição sentada, faça  exercícios circulares nos pés pisando em uma bola de tênis. Para evitar  câimbras, ela pode flexionar o tornozelo para cima e para baixo. Outra sugestão  é, após as caminhadas tranquilas, tomar um banho morno.

3. Coluna ereta: a gestante deve evitar dobrar ou arquear  as costas aos sentar-se ou enquanto caminha.

4. Ombros nivelados: a gestante deve observar os ombros  para saber se estão no mesmo nível ou se um está mais alto do que o outro. Esse  desnível pode influenciar no equilíbrio da pélvis. Uma forma de evitar que isso  aconteça é usar bolsas mais leves e alterná-las nos ombros para não forçar um lado só.

5. Barriga reta: é importante que a grávida não jogue o peso  da barriga para frente, porque essa postura vai pressionar a parte inferior das  costas e os músculos abdominais.

6. Sentar sem descuidar: ao sentar-se, para sentir mais  conforto, a futura mãe pode colocar uma almofada ou duas no assento e outra  para apoiar as costas. O objetivo é deixar a pélvis mais alta que os joelhos.  Vale evitar posturas relaxadas ou semirreclinadas, com os pés para frente. A  posição melhor é a ereta, com a parte inferior das costas segura ou, ainda,  deitar-se de lado quando, por exemplo, estiver assistindo à TV.

7. Levantar sem tensionar: quando estiver sentada,  a gestante deve ficar com os pés separados e virados para fora, com os calcanhares no chão. Ela  inclina-se para frente, com a coluna livre, soltando o peso sobre os  calcanhares ao levantar-se. A futura mamãe vai perceber que, dessa forma, não  há tensão sobre a região lombar.

TRATANDO A DOR

O período gestacional, é delicado e cercado de muitos cuidados pela mulher, então ao se deparar com um quadro que gera tanto desconforto, como a dor ciática, o primeiro pensamento é de que a gestante terá que conviver com este problema, mas isso não é verdade.
Para cuidar do problema sem intervenção cirúrgica, a franquia Doutor Hérnia criou um protocolo de tratamento, que contempla o ajuste mecânico gravitacional sobre o disco lesionado e gera uma descompressão discal, aliviando os sintomas. 
Em sua última estatística, a franquia alcançou resultados que comprovam que os pacientes atendidos pelo método Doutor Hérnia tiveram uma capacitação total da coluna vertebral em 95,7%. 
Claro que antes de qualquer tratamento é primordial que a gestante faça uma consulta e acompanhamento com seu médico.
Mas o importante é saber que ninguém precisa mais viver com dores na coluna. Agende uma avaliação em uma das nossas unidades e conheça nosso tratamento.
     
 

Fonte: desenvolvimento-infantil.blog.br/ Doutor Hérnia


      

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