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PASSAR MUITO TEMPO SENTADO PREJUDICA O CORPO E O ORGANISMO

Muito tempo sentado prejudica a colunaO culpado dos quilos em excesso está  longe de ser apenas a má alimentação. Um novo estudo americano mostra que a  falta de atividade física no trabalho aumenta a obesidade. Os autores da  pesquisa, publicada na revista PloS One, compararam o gasto energético atual  dos americanos trabalhadores com o gasto energético em 1960. A conclusão foi de que, hoje,  as pessoas gastam 140 menos calorias do que antes e apenas 20% delas trabalham  em funções que exigem atividade física moderada, enquanto, na década de 60,  essa proporção era de 50%.

O sedentarismo faz parte da sociedade  atual - e não apenas durante o trabalho. Quando você entra no ônibus, procura  logo um assento vazio; quando está diante de uma praça de alimentação, espera  impacientemente um lugar para sentar; depois de subir uma ladeira, um banco de  rua pode ser muito bem-vindo. Mas, já parou para pensar quanto tempo da sua  vida você fica sentado? Provavelmente não, pois nos acostumamos a isso assim  que chegamos à escolinha e somos encaixados na carteira.

Com o passar do tempo, sentar-se virou  sinônimo de recompensa, de descanso. Porém, é importante reconhecer que isso  pode ser prejudicial, principalmente se você passa o dia todo sentado.  "Hoje em dia existem muitas profissões que mantém o indivíduo sentado.  Quem trabalha em escritório ou como motorista, por exemplo, precisa tomar  alguns cuidados com o corpo", indica Raul Santo de Oliveira, fisiologista  do exercício da Unifesp.

Ai, minha coluna

Quem nunca sentiu dor na coluna, que  atire a primeira pedra. A maior consequência de ficar muito tempo sentado é o  comprometimento da coluna vertebral. "Quando estamos sentado, os discos  intravertebrais - responsáveis pelo amortecimento do impacto dos movimentos-  ficam muito pressionados, causado inflamação nos nervos e, por isso, a dor nas  costas e o desvio postural. Eventualmente, isso pode levar a problemas mais sérios como a hérnia de disco", afirma o fisiologista. Com o passar do  tempo, os nossos tendões ficam naturalmente mais curtos. Porém, para aquelas  pessoas que passam muito tempo sentadas, esse encurtamento acontece mais cedo.  Mais um motivo para as dores aparecerem.

Circulação comprometida

Além da coluna, problemas circulatórios  sérios podem ocorrer. "Quando estamos sentados, há uma compressão de todos  os vasos sanguíneos. O sangue não circula direito, há dificuldade de oxigenação  do corpo, de transporte de nutrientes e de hormônios. O cansaço e a fadiga  podem também ficar acentuados com a má circulação sanguínea", diz Raul  Santo.

Obesidade

E por que não falar em obesidade? Quando  você não se movimenta muito, o metabolismo fica mais lento e sua queima  calórica é mais baixa. Isso, quando associado a outros fatores, como falta de  exercício físico e pré-disposição, pode levar ao sobrepeso e, mais gravemente,  a obesidade.

A melhor saída

Para quem precisa trabalhar sentado,  mudar de emprego não dá, claro. O caminho não é bem por aí. É muito mais simples que esse, na verdade. "As pessoas podem fazer exercícios simples  de alongamento do corpo, quando estão sentadas ou quando se levantam para ir ao banheiro ou pegar um cafezinho. Espreguiçar-se vai dar maior oxigenação ao organismo. Faça uma pausa a cada uma hora ou uma hora e meia sentado para  alongar o pescoço e a coluna e mexer as pernas", explica Raul Santo. " É importante que a pessoa crie o hábito de alongar-se para reposicionar  o corpo, tentando alcançar o equilíbrio postural."

Trabalho mais confortável

O especialista acredita que as empresas  precisam ter consciência dos males que podem trazer aos funcionários e investir  mais em técnicas que visem o aumento da qualidade de vida como a ginástica  laboral e a ergonomia, por exemplo.

Mas o que é ginástica laboral? Segundo  Raul Santo, esse é um recurso de exercícios simples que pode ser aplicado várias vezes ao longo do expediente. A empresa contrata um profissional para  ensinar aos funcionários o método correto de se alongar. Os exercícios, que duram cerca de 10 minutos, geralmente são feitos com música e os envolvidos  podem fazê-los usando a própria roupa do corpo. "A ginástica laboral é  feita de duas a três vezes ao dia e os resultados são muito proveitosos. Já com  a ergonomia, o objetivo é ajustar o corpo de alguém ao meio onde ele vive e  trabalha." Para isso, os móveis e os objetos com os quais ele está  envolvido precisam estar de acordo com as estruturas do corpo humano.

"A cadeira não pode ser nem alta nem baixa. O ideal é que os pés da pessoa fique acomodados no chão. O encosto  precisa dar apoio para que o corpo do funcionário forme um ângulo de 90°. Para  quem trabalha em frente ao computador, a tela precisa estar na linha dos  olhos."

Até as roupas que você usa para trabalhar podem te ajudar a melhorar. "Procure usar roupas mais  confortáveis para que o sangue possa circular sem maiores dificuldades. Sapatos  muito apertados podem prejudicar o retorno do sangue venoso para o coração e  com isso manter o metabolismo lento. O salto alto, muitas vezes, pode desencadear varizes e encurtamento de tendões", diz Raul Santo.

 

Fonte: Minha Vida

     

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