0800 006 1500

ABF Associação Brasileira de Franchising
Doutor Hérnia | Tratamento de Hérnia de Disco
central de atendimento
0800 006 1500

REGRESSÃO DA HÉRNIA COM TRATAMENTO CONSERVADOR

Quando uma pessoa é diagnosticada com hérnia de disco, um dos maiores temores é precisar de uma cirurgia. Mas ao contrário do que muitos pensam, a hérnia de disco, na maioria dos casos, não precisa de cirurgia.
Em artigo publicado na Clinical Rehabilitation, a revisão sistemática intitulada The probability of spontaneous regression of lumbar herniated disc: a systematic review, trouxe como objetivo determinar a probabilidade de regressão entre cada tipo de hérnia discal lombar, através de tratamento conservador.
Participaram do estudo 361 pessoas, com casos de hérnias de disco lombares. Elas possuíam 2 exames de imagem, um antes e outro após o tratamento. O caso era constituído de:
60 discos abaulados (B)
93 discos protusos (C)
154 discos extrusos (D)
54 discos sequestrados (*considerados os mais graves – E)
O estudo, datado de 2015, concluiu que as regressões espontâneas de hérnias discais podem ocorrer e se resolver completamente apenas com tratamento conservador de fisioterapia e exercícios físicos, necessitando de intervenções cirúrgicas apenas na minoria dos casos, que não apresentam resposta com o tratamento conservador.
Destes casos, a extrusão e o sequestro do disco foram mais propensos a regredir do que a protuberância do disco (77% versus 30%).
O sequestro de disco teve uma taxa de regressão completa significativamente maior do que a extrusão do disco (43% versus 15%).
Os primeiros casos de reabsorção foram reportados em 1984 por Geino et. al. após o tratamento conservador. Um ano depois, Teplik e Haskin reportaram 11 casos de hérnia discal com regressão espontânea. E desde então pesquisadores vêm encontrando reabsorção com taxas variadas.

Estudos recentes, de 2017, mostram entre cerca de 35% a 100% dos casos podem passar por reabsorção de hérnia de disco num período de 3 a 40 meses. Uma análise feita com 11 artigos envolvendo 587 pacientes com hérnia lombar nos dá uma perspectiva muito positiva para esses casos.

Em todos os artigos analisados os pacientes passaram por tratamento conservador. Dos 587 indivíduos, 380 tiveram reabsorção de hérnia de disco espontânea. A probabilidade de reabsorção da hérnia de 64%.

As taxas de reabsorção foram de:

  • 96% para disco sequestrado;
  • 70% para disco com extrusão;
  • 41% para protrusão;
  • 13% para abaulamento.
A  Franquia Doutor Hérnia oferece um tratamento especializado para hérnia de  disco, dores no nervo ciático e patologias da coluna vertebral. Com uma avaliação detalhada, conseguimos chegar a um diagnóstico cinesiofuncional  preciso do problema, evitando cirurgias da coluna em mais de 95% dos casos.

 

     

FONTE: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25009200/  www.saudepeloesporte.com.br/ janainacintas.com.br/ Doutor Hérnia

      

Últimas do Blog!