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Sedentarismo e má postura provocam problemas na coluna cada vez mais cedo

Sedentarismo e má postura provocam problemas na colunaSe  você ouvir alguém por aí falar em “geração gameboy”, provavelmente vai se  lembrar das crianças que passavam horas sentadas, curvadas sobre as pequenas  telas de aparelhos coloridos tentando desesperadamente passar uma fase do jogo.  OK, os games modernizaram, mas a cena típica continua a mesma e foi usada pelos  cientistas para resumir um problema que médicos estão enfrentando cada vez mais  em seu dia a dia.

O cirurgião ortopédico holandês Piet van Loon e  alguns colegas publicaram um artigo recentemente na revista de medicina Medisch  Contact alertando profissionais e membros do governo sobre problemas  na coluna em crianças, predispondo ao aparecimento de Hérnia de Disco na vida  adulta. O texto foi baseado na experiência clínica dos médicos e em pesquisas  realizadas em outros países. Eles afirmam que os jovens estão passando cada vez  mais tempo sentados e, pior, com a postura errada. O tipo de problema e a idade  das crianças, entre 5 e 17 anos, rendeu o apelido de “geração gameboy” para se  referir a esse grupo. Segundo van Loon, o termo foi sugerido por um jornalista,  mas resume o que eles querem dizer em relação à má postura em crianças.

Segundo van Loon, o número de crianças com problemas no  pescoço e na coluna visitando consultórios de ortopedistas  aumentou consideravelmente nos últimos 15 anos. Aqui no Brasil, a realidade é  semelhante. De acordo com o ortopedista Miguel Akkari, da Sociedade Brasileira  de Ortopedia Pediátrica (SBOP), muitas passam a manhã sentadas nas escolas e  depois ficam em casa durante a tarde em frente à televisão ou brincando com  tablets. “Vemos, sim, um aumento das doenças ortopédicas. Dores nas costas,  vícios posturais e dores lombares estão entre elas. Mas, no fundo, estão todas  relacionadas a um problema maior: o sedentarismo. Para reverter  isso teoricamente é muito simples, basta colocar essas crianças para fazer  atividade físicas”, afirma.

O problema é que, na prática, a teoria nem sempre é  tão simples assim. O primeiro motivo é espaço. Em grandes centros urbanos, nem  todas as famílias moram em locais próximos a áreas seguras nas quais as  crianças podem correr, andar de bicicleta ou brincar de pega-pega. O segundo é  tempo. Nas famílias em que pai e mãe trabalham o dia todo, como acompanhar os  menores nesses passeios ou levá-los até a aula de natação ou judô? O terceiro  e, na opinião de Miguel, mais difícil, é o exemplo. “Quando eu falo de criança  e esporte o que a gente vê é que o exemplo tem que ser de casa. Há estatísticas  mundiais que dizem que cerca de 70% das crianças sedentárias têm pais  sedentários.” Ou seja, se você quer ver seu filho se mexer mais, não adianta  pedir para ele descer no playground e ficar em casa assistindo a um filme.

Vale lembrar que em qualquer momento da nossa vida  é possível mudar para uma rotina mais saudável. Porém, como atingimos nossa  maturidade esquelética com cerca de 15 anos, para garantir um bom  desenvolvimento da estrutura muscular e óssea é importante combater o  sedentarismo antes disso. 

Com sugestões de Piet van Loon e de Miguel Akkari,  fizemos uma lista com sugestões de como prevenir problemas nas costas e má  postura.

0  a 4 anos

-  Deixe o bebê brincar de barriga para baixo nos primeiros meses,

-  Estimule seu filho a engatinhar,

-  Evite colocar a criança sentada constantemente enquanto ela ainda não se senta  com as próprias forças. Restrinja o uso de cadeirinhas ao carro, onde ela é  necessária,

-  Deixe as crianças caminharem e brincarem tanto quanto possível. Evite o ganho  excessivo de peso para que não haja sobrecarga de sua estrutura óssea e  muscular.

5  a 8 anos

-  Compense as horas que as crianças passam sentadas com atividades físicas para  fortalecer os músculos que ficam parados. Vale desde sair para passear com o  cachorro até dançar na sala de casa,

-  Ensine às crianças a melhor postura para terem enquanto sentadas e enquanto  estiverem em pé. A coluna deve ficar ereta. Na cadeira, os pés precisam estar  apoiados sobre o chão (ou sobre um apoio), a coxa fica paralela ao solo e as  costas apoiadas no encosto. Vale explicar quais são as consequências de ficar  muito tempo na posição errada. As orientações são úteis para o tempo em que ela  passa na escola e em casa, lendo, jogando videogame e assistindo à televisão, 

-  Oriente-as a levantar da cadeira entre uma aula e outra, andando até a mesa do  amigo ou fazendo um rápido alongamento,

-  Procure uma escola que ofereça aulas de educação física e, se possível,  atividades físicas além do horário escolar. Se você morar perto da escola,  tente levar seu filho a pé alguns dias,

-  Seu filho odeia pausar o jogo no videogame e faz cara feia para ir à natação?  Um último argumento pode ajudar: crianças com postura correta e músculos  fortalecidos podem melhorar seu desempenho até mesmo no videogame!

 

Fonte: CECB

     

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