0800 006 1500

ABF Associação Brasileira de Franchising
Doutor Hérnia | Tratamento de Hérnia de Disco
central de atendimento
0800 006 1500

Sintomas da compressão do nervo ciático

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vem da coluna vertebral. O nervo ciático se inicia no final da coluna, passando pelos glúteos e parte posterior da coxa, e quando chega no joelho ele se divide entre nervo tibial e fibular comum, e chega até os pés. E é nesse trajeto todo que ele pode causar dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico.
Quando existe compressão ou inflamação deste nervo, surge a dor ciática que causa sintomas como dor intensa no fundo das costas, glúteo ou pernas, dificuldade em manter a coluna ereta e dor ao andar. Nestes casos é importante procurar um médico ortopedista ou fisioterapeuta para que ele possa orientar o tratamento adequado. 

Entre os sintomas relacionados a compressão do nervo ciático estão:

1. Dor em formigamento, dormência ou choque na coluna, glúteo, perna ou planta do pé.
2. Sensação de queimação, fisgada ou perna cansada.
3. Fraqueza numa ou nas duas pernas.
4. Dor que piora ao ficar muito tempo parado.
5. Dificuldade para caminhar ou ficar muito tempo na mesma posição.
Muitas vezes estes sintomas estão associados a alterações na coluna, como hérnia de disco, espondilolistese ou mesmo artrose na coluna. Por esta razão, quando os primeiros sintomas surgem é muito importante consultar um médico ortopedista ou um fisioterapeuta, para que sejam realizados testes no consultório e sejam realizados exames de imagem como ressonância ou tomografia da coluna para avaliar se esta possui alguma alteração que esteja comprimindo o nervo, dando origem aos sintomas.

Algumas ações podem prevenir uma nova crise de dor ciática, deve-se:

•Fazer regularmente alongamentos dos músculos das pernas e a coluna. 
•Evitar o sedentarismo e praticar regularmente atividades como caminhada, Pilates ou Hidroginástica que fortalecem e alongam os músculos;
•Tentar manter a postura das costas correta mesmo quando sentado;
•Estar sempre dentro do peso ideal;
•Manter o abdômen sempre forte para proteger a coluna.

A Franquia Doutor Hérnia oferece um tratamento especializado para hérnia de disco, dores no nervo ciático e patologias da coluna vertebral. Com uma avaliação detalhada, conseguimos chegar a um diagnóstico cinesiofuncional preciso do problema, evitando cirurgias da coluna em mais de 95% dos casos. 


Fonte: https://www.tuasaude.com/nervo-ciatico/ e Franquia Doutor Hérnia™

Últimas do Blog!