Doutor Hérnia | Tratamento de Hérnia de Disco
ABF Associação Brasileira de Franchising

USAR COLETE OU CINTA PODE PREJUDICAR SUA COLUNA

Os benefícios atribuídos aos acessórios são vários: melhorar  a postura, aliviar as dores na coluna, cintura mais fina, abdômen durinho,  menos gordura localizada ... o colete ou a cinta podem até trazer um conforto  quando colocamos, mas quando tiramos a dor volta, em alguns casos ainda mais  forte, as “gordurinhas” voltam e o que era para ser a solução, acaba se  tornando um problema ainda maior.

Temos algumas musculaturas que ficam ao redor da nossa  coluna, para segurar e deixar a nossa coluna forte para sustentar peso.

Quando colocamos uma cinta ou colete, estamos enviando uma  mensagem para os músculos: “a cinta ou colete estão fazendo o seu trabalho, não precisa trabalhar”, e consequentemente essas musculaturas vão ficando mais  fracas e não conseguindo segurar e sustentar sua coluna.

Cerca de 40% da população tem algum problema do tipo, sendo  que sua maioria é formada por mulheres, com uma média de idade de 41 anos. Os dados são da SBED (Sociedade Brasileira para Estudo da Dor).

Os corretores posturais e cintas, costumam ser feitos a  partir de elastano, Neoprene e também podem contar com preenchimento com imãs.  Os fabricantes costumam indicar o uso diário da peça, seja durante as  atividades rotineiras, seja na prática de exercícios físicos, fazendo desuso  apenas no período da noite. Por outro lado, não é mencionado na embalagem do  produto que o uso prolongado de coletes e cintas podem causar efeito rebote,  isto é, o enfraquecimento da musculatura e consequente piora nos sintomas,  levando a mais dor.

O uso indiscriminado de coletes e cintas podem causar  efeitos difíceis de reverter, principalmente se a pessoa já tiver mais de 40  anos e utilizar a estrutura por mais de três semanas. No pior dos casos,  corre-se o risco de ter uma lesão agravada, ou mesmo prejudicar as  articulações. O uso desses produtos enfraquece também os músculos da barriga,  sobrecarregando a lombar.

Mas calma, nem todo colete e cinta são maléficos a sua  coluna!

O uso de coletes, cintas e outros equipamentos ergonômicos é  comparável ao uso de aparatos de imobilização, como o gesso e as talas para  lesões. Como boa parte das pessoas sabe, uma imobilização é feita mediante  orientação de um profissional. Por isso, qualquer tentativa de tratamento para  dor já existente ou para prevenção contra dores de coluna, deve partir de um  profissional de fisioterapia. Somente ele vai poder orientar qual a melhor  abordagem para tratar dores e outros problemas na coluna.

A prevenção e orientação correta são as melhores  formas de evitar maiores problemas. A Franquia   Doutor  Hérnia, além de oferecer  um  tratamento especializado para  hérnia de    disco, dores no nervo ciático e patologias da  coluna vertebral, evitando  cirurgias da coluna  em mais de 95% dos  casos, também conta com tratamentos  especializados na prevenção das dores na  coluna e tratamento para alterações  posturais. Tem alguma dúvida? Agende uma  avaliação em uma das nossas unidades.   
!-- Load Facebook SDK for JavaScript -->