0800 006 1500

ABF Associação Brasileira de Franchising
Doutor Hérnia | Tratamento de Hérnia de Disco
central de atendimento
0800 006 1500

USO DE SALTO ALTO ALTERA SUA POSTURA

Símbolo de elegância, o salto alto é visto pela maior parte das mulheres como um item imprescindível no guarda-roupa. Seu uso frequente, no entanto, é extremamente prejudicial à postura e ao modo de caminhar daquelas que não dispensam o acessório, cada dia mais adotado por adolescentes – e até crianças.
Um estudo recente desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) comprova que o salto alto causa danos ao alinhamento postural e ao equilíbrio músculo-articular de meninas ainda em fase de crescimento que não abrem mão de andar nas alturas.
O uso esporádico, em ocasiões especiais como comemorações e eventos sociais não chega a se tornar uma ameaça à saúde, apesar de que mesmo nestas ocasiões é preciso não abusar do tempo de uso do calçado. Entretanto, a preocupação maior de ortopedistas e fisioterapeutas reside no uso diário do salto alto, seja por exigência do trabalho ou por simples gosto pessoal.
O que ocorre é que o uso do salto exige mudanças posturais, já que os pés assumem uma posição de flexão plantar, como se a mulher estivesse andando na ponta dos pés. O eixo de gravidade do corpo é anteriorizado e, para compensar essa alteração e manter o equilíbrio, a mulher tende a empinar o glúteo. Isso pode provocar o aumento tanto da lordose da coluna, quanto da tensão muscular na região. Além disso, a posição dos pés transfere grande parte da base de sustentação do corpo da região do calcanhar para a dos dedos. Este desalinhamento também pode ter reflexões prejudiciais importantes nos joelhos (artrite) e na parte posterior da perna (tendinite). A instabilidade para manter o equilíbrio também é um perigo constante, pois qualquer descuido pode resultar em uma torção grave.
A recomendação para tentar prevenir todos esses problemas é evitar o uso excessivo do calçado, mas se ele for uma exigência no trabalho, por exemplo, opte por saltos que tenham entre 3cm e 4cm de altura e que lhe ofereça conforto, acima de tudo (inclusive da beleza). Os modelos plataforma e Anabela distribuem melhor a pressão do corpo sobre a plantas dos pés e, por isso, diminuem as dores provocadas pelo uso do salto alto.

PREVENIR SEMPRE

A prevenção é a melhor forma de evitar sofrimento com dores  na coluna ou desenvolver problemas ainda mais sérios. A  Franquia Doutor Hérnia, além de oferecer um  tratamento especializado para  hérnia de  disco, dores no nervo ciático e patologias da coluna vertebral, evitando  cirurgias da coluna  em mais de 95% dos  casos, também conta com tratamentos  especializados na prevenção das dores na coluna e tratamento para alterações  posturais.
Não permita que o problema se agrave, agende uma  avaliação  em uma das nossas unidades, a  prevenção é sempre a melhor solução.

DICAS PARA EVITAR O PROBLEMA:

  • Especialistas indicam o fim do dia como o melhor período para compra de sapatos, horário em que os pés estão inchados devido à rotina diária, o que proporciona a escolha de modelos mais confortáveis.
  • Jamais compre sapatos menores do que o seu pé.
  • Não confie que o sapato vai se ajustar com o tempo de uso. No momento da compra, ele deve estar o mais confortável possível.
  • Considerando que um pé é sempre maior do que o outro, sempre calce o par antes da compra.
  • Opte por materiais mais confortáveis e menos rígidos.
  • Modelos de plástico impedem o pé de respirar e podem facilitar o aparecimento de micoses.
  • O conforto deve ser o principal fator a ser considerado.

Fonte: www.clicrbs.com.br e Franquia Doutor Hérnia™

Últimas do Blog!