Abaulamento discal consiste na primeira fase característica da hérnia de disco, indicando um grau de degeneração inicial da doença. Uma das principais causas do surgimento do problema é o envelhecimento, ou seja, o processo de degeneração causado pelo rompimento das fibras do anel fibroso.
A dor está entre os principais sintomas, podendo haver irradiação no trajeto correspondente a raiz nervosa comprimida.
Os principais fatores que desencadeiam o problema são:
Fatores hereditários;
Movimentos repetitivos;
Postura incorreta;
Movimentos de flexão e rotação do tronco.
É possível prevenir que o problema apareça. Manter a postura correta no trabalho e no dia a dia, evitar sobrecarga e movimentos repetitivos na coluna, praticar atividades físicas regularmente e fazer a ingestão de água são algumas atitudes que irão manter a coluna saudável.
A protusão discal é uma distensão do anel fibroso que envolve os discos intervertebrais, ocorrendo sem rompimento do anel fibroso que envolve o disco. O núcleo do disco empurra o anel causando seu desgaste e dilatação. Se a protrusão for grande, ela faz pressão sobre a raiz do nervo podendo resultar em dor, dormência, formigamento ou fraqueza nos músculos supridos por esta raiz do nervo.
Seu diagnóstico pode ser feito através de exames de imagens como a Ressonância Magnética ou Tomografia, resultado de testes físicos específicos e da anamnese do paciente.